Na Doce Minas, os roteiros são personalizados. Você é cocriador e colaborador no desenho da sua própria experiência, contribuindo com ideias, preferências e interesses pessoais para moldá-la de acordo com suas necessidades e desejos!

No momento, não realizamos passeios coletivos com horários fixos, apenas passeios privativos personalizados.

Confira as diversas opções de atrativos em nossa região!

Cafés especiais

Visite fazendas de cafés especiais e participe de visitas guiadas, trilhas, experiências, degustações, conheça a qualidade da bebida da nossa região vulcânica, e desfrute de toda a hospitalidade local.

Cafés orgânicos – Turismo de Base Comunitária

A COOPFAM – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região, é uma cooperativa de cafeicultores, que acredita na agricultura familiar, sustentável, orgânica, solidária e no comércio justo. A cooperativa possui o grupo MOBI – Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade, com a produção do café feminino.

As famílias abrem as portas de suas propriedades para receber os visitantes com toda a hospitalidade mineira. É uma oportunidade de conhecer o dia a dia da agricultura familiar orgânica, aprendendo sobre o manejo, as dificuldades e as motivações desses agricultores. Além de poder apreciar a suas deliciosas quitandas e pratos típicos.

Há diversas opções de experiências, como: visita à lavoura de café orgânico feminino, vivência na colheita do café, prova de cafés especiais, horta com possibilidade de colheita e pague, entre outras.

Azeites

Nossa região tem sido referência na produção de azeites. Conheça propriedades produtoras de oliveiras, com lojas, cafeterias, degustações, belas paisagens e produtos de alta qualidade!

Alambiques

Conheça alambiques, visite a produção, e deguste diversas cachaças produzidas em nossa região!

Vinícolas

Andradas, cidade vizinha de Poços de Caldas, é conhecida pela sua produção de vinhos. Encontramos vinícolas com vinhos de alta qualidade e premiados. Em uma acolhedora vinícola, passeie pelo vinhedo, e participe de degustação harmonizada, com a história da propriedade contada pelo próprio dono. Em Caldas, é possível visitar a Fazenda da EPAMIG, importante instituição que realiza pesquisas na área de uva e vinho e presta diversos serviços aos produtores locais.

Doces

Conheça o sítio onde é produzido o famoso doce de abóbora com coco da Doce da Roça! Participe da produção do doce no tacho de cobre, mexa com a tradicional colher de pau e se delicie, comendo direto do tacho! Há ainda, uma farta mesa de café ao final!

Artesanato

Em Andradas, encontramos o artesanato em taboa. São diversos produtos, de alta qualidade e beleza, produzidos por uma cooperativa. Em Caldas, há uma associação formada principalmente por mulheres, que produzem e vendem cestas, bolsas, e objetos de decoração, feitos com palha de milho. Tradições passadas de geração em geração e que geram renda e valorizam os saberes das comunidades locais.

Balneários

Poços de Caldas é conhecida por suas águas sulfurosas, e possui dois estabelecimentos balneários. As Thermas Antônio Carlos, prédio de fantástica beleza e o Balneário Dr. Mário Mourão, reconhecido por seus serviços prestados não só aos turistas, mas também à população.

Mas, a cidade vizinha de Caldas, também possui três fontes de água termal. O Balneário de Pocinhos do Rio Verde, oferece diversos serviços, como banhos de imersão, duchas, massagens, e serviços de estética. Tudo isso, em um parque maravilhoso, com muito verde e cortado pelo Rio Verde.

Igrejas e capelas

Em Poços de Caldas, visitamos importantes igrejas e capelas que ajudam a contar a história da cidade, como a Basílica Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Benedito, Capela de Santa Cruz, e Igreja de Santo Antônio (a primeira da cidade).

Em Caldas, também visitamos a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, com um lindo interior, e o quadro da Anunciação, do sueco Fredrik Westin, e a Capela de Santa Terezinha, no alto do Morro do Galo, construída por uma mulher que obteve a cura pelas águas termais de Pocinhos.

Espaços Culturais

Em Poços de Caldas, temos importantes espaços culturais, como o Museu Histórico e Geográfico, com um acervo riquíssimo, e o IMS – Instituto Moreira Salles, que recebe exposições, e realiza diversos eventos culturais. O local, ainda conta com uma charmosa cafeteria no chalé tombado, em seu “quintal”, com fotos antigas da cidade.

Poços de Caldas ainda conta com a Galeria Arte Ziriguidum, um espaço de arte, música, dança e valorização de artistas locais. Seu quintal é um convite ao acolhimento amoroso e à abertura das expressões da alma. Lá, é possível visitar exposições, e participar de oficinas de arte e dança, acompanhado de um delicioso café mineiro.

Em Caldas, temos a Casa da Cultura, em um lindo casarão da século XIX. Este espaço é palco de aulas de música, coral e outros eventos voltados para a comunidade local. Seu acervo é composto de fotos, utensílios e ferramentas tradicionais, e recebe exposições de artistas locais.

Em Águas da Prata, temos a Galeria Boca do Leão, com um belo acervo de obras, fotos locais, além de um delicioso jardim.

Conheça verdadeiramente as riquezas da nossa região!

Entre em contato!