Se você já conhece os pontos turísticos convencionais de Poços de Caldas, gostaria de conhecer locais diferentes ou conhecer mais sobre a história e a cultura daqui, fique de olho nessas 5 dicas:
1. Museu Histórico e Geográfico
Esse museu possui várias seções que são uma verdadeira viagem pela história e cultura de Poços, como a sala dos médicos, a sala dos cassinos, a galeria de artes sacras, a casa do caboclo, além da sala de mineralogia, que possui um acervo maravilhoso de minerais da região, e muito mais. O local possui um acervo de móveis, utensílios, roupas e fotos riquíssimo. E tudo isso, em um belo casarão tombado do século XIX. O museu possui rampas e elevador para acesso de pessoas com deficiência. Funciona de terça a domingo e a entrada é gratuita.
2. Balneário Dr. Mário Mourão
Quem visita Poços de Caldas, certamente não deixa de ir às Thermas Antônio Carlos. De fato, é um lugar imperdível. No entanto, poucos sabem que na Praça D. Pedro II, mais conhecida como Praça dos Macacos, há o Balneário Dr. Mário Mourão. Diferente das Thermas que tem gestão estadual, o balneário é do município e, apesar de sua estrutura menor, oferece diversos banhos, massagens, escalda pés e vários tratamentos estéticos, com preços bem mais acessíveis. O local possui acessibilidade para pessoas com deficiência e funciona de terça a domingo.
3. Espaço Cultural Ziriguidum
Este espaço fica em uma deliciosa casa, no bairro Jardim dos Estados, bem próxima ao Mercado Municipal. Idealizado pela artista plástica Dalmoni Lydijusse, o local recebe exposições e realiza aulas de atelier livre, capoeira e dança de salão. Além disso, promove eventos, cursos e viagens culturais. Sua missão: possibilidades de encontro com a arte. Agendando um horário, você pode realizar uma visita mediada pela galeria e conhecer melhor sobre o trabalho dos artistas locais. Há também a possibilidade de apreciar um belo café mineiro durante a visita. É só combinar durante o agendamento.
4. Igreja de Santo Antônio
A maior parte das pessoas que visita Poços conhece a Basílica Nossa Senhora da Saúde (Igreja Matriz) e o Santuário Nossa Senhora de Fátima. No entanto, uma pequena igreja entre prédios, na movimentada Rua São Paulo, tem muita história para contar. Ela foi a primeira a ser construída na cidade, com o nome de Igreja de Bom Jesus da Cana Verde. Começou a ser construída em 1881 e finalizada somente em 1905. Em 1886, recebeu a visita de D. Pedro II e D. Teresa Cristina, que tinham vindo à Poços para a inauguração do ramal da Estrada de Ferro da Mogiana. Quase foi demolida na década de 1920, com a construção da primeira Matriz (anterior à Basílica), mas com a união de devotas de Santo Antônio isso foi impedido. Daí então mudou seu nome. Foi tombada em 1992. Abre de segunda a sábado, no período da tarde.
5. Mirante de Santa Rita
O mirante, que se localiza no bairro Santa Rita, foi inaugurado em março de 2023, no local onde já havia uma quadra de esportes. Foi construído um deck, reformada a quadra, construídos bancos e caminhos em meio a plantas e flores. A vista é maravilhosa, e a dica é ir para ver o pôr do sol. O bairro fica próximo ao centro e o local possui estacionamento. A entrada é gratuita e está aberto todos os dias.
O que achou destas dicas? Se você conhece outros lugares diferentes para se visitar em Poços de Caldas, deixe nos comentários!
Talitha Castro
Sou Administradora e Guia de Turismo, nascida em Poços de Caldas, Minas Gerais e, apaixonada pela exuberância natural, cultural e patrimonial da região.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!